quinta-feira, 31 de março de 2011

Confraternização de Motociclistas no Parque Naútico de Jaguara

E aí galera das motorcycles rules! Como estão vocês?

Acontece frequentemente uma confraternização de motociclistas no Parque Náutico de Jaguara. Este parque fica situado no estado de Minas Gerais, entre as cidades de 28km)Sacramento-MG e (5km)Rifaina-SP. O parque conta com hotel, clube e eventos. O valor de entrada, segundo o Matheus(Bola) é de R$5,00.

Folder: Divulgação

Geralmente este evento ocorre aos domingos. Segue abaixo datas programas posteriores à data atual:

> 17/04/2011;
> 19/06/2011;
> 21/08/2011;
> 23/10/2011;
> 18/12/2011.


Para conferir o calendário de eventos na íntegra, clique aqui.


É isso aí pessoal. Espero que vocês possam ter a oportunidade de visitar este local. E não se esqueçam da liberdade e oportunidade de conhecer novos lugares que a vida sobre duas rodas nos proporcionam. Abraços para todos!

quarta-feira, 30 de março de 2011

De onde surgiu: Honda CB300R

[Introdução]
Olá pessoal. Hoje inauguro um novo tipo de tópico que chamarei de "De onde surgiu?".
O intuito deste tipo de postagem é esclarecer a evolução ao longo do tempo de algum modelo em produção atualmente. Como primeiro modelo, escolhi a Honda CB300R que possui ascendência em uma linha de modelos que conheço bem.

[O ínicio de tudo - CG125]

Vamos voltar lá atrás no tempo, necessariamente na década de 70. A honda veio para o Brasil em 1971 importando e distribuindo seus produtos aqui. Em setembro de 1976 teve ínicio a produção do primeiro modelo da CG125 (conhecida popularmente como "CG Bolinha"), uma moto urbana de mecânica simples. A moto era equipada com motor de 125cc, monocílindrico com refrigeração a ar e câmbio de 4 marchas. Aí começa esta coisa de motos de baixa cilindrada para uso urbano, uma fórmula simples e eficiente. Falei das hondas CG's aqui. Aí está enraízada a predecessão da CB300R. Esta CG foi produzida de 1976 até 1983. Seu motor era do tipo OHV e gerava 11 cv de potência a 9.000 rpm e 0,94 m.kgf de torque a 7.500 rpm. A partir deste modelo, foi criada a Honda ML125 em 1978.

Honda CG125 - Vovó da CG Titan


[CG temperada -> ML125 - Fase01]
A base da ML 125 era a mesma da CG 125. Porém neste modelo foi adicionado freio à disco na dianteira. O motor era o mesmo , do tipo OHV - 11 cv de potência e 0,94 m.kgf de torque. Ficou em produção entre 1978 e 1983. Em 1979 foi lançada a esportiva Turuna.

ML125 - Freio disco dianteiro


[ML apimentada -> Turuna - Fase01]
A primeira Turuna foi lançada em 1979. Nesta versão, foram implementadas novas modificações com base na ML. A capacidade cúbica se manteve a mesma, 125cc, porém o tipo do comando de válvulas foi alterado para OHC (primeira honda com este tipo de motor). Este tipo de engenharia permitia que o motor girasse mais alto, proporcionando mais potência(14 cv a 10.000 rpm e torque = 1 kgf.m a 9.000 rpm).
O paralamas dianteiro foi alterado para de fibra na cor da moto, substituindo o antigo páralamas de metal. A moto possuía um design mais esportivo e atualizado. O freio dianteiro era à disco. Ficou em produção de 1979 até 1983. Em 1983 ML e Turuna foram reestilizadas para o que chamo de "Fase02".

Turuna 125 - Potente motor OHC


[ML melhorada - Fase02]
Este modelo passou a ser produzido em 1983. Veio com uma série de melhorias consideráveis. O design foi alterado radicalmente, adotando formas retas no farol, tanque, pequena fibra na lanterna de freio e laterais.
O sistema de freio foi melhorado, sendo o freio dianteiro à disco acionado por comando hidráulico.
O sistema elétrico também foi melhorado passando a ser de 12 volts. Foi adicionado novo painel de instrumentos com marcador de combustível.
A capacidade do tanque foi para 12 litros. Os amortecedores traseiros agora contavam com regulagem de cinco posições. O câmbio também foi alterado para 5 velocidades.
No ano de 1985 a ML recebeu motor OHC de 14cv o mesmo utilizado na Turuna. Contava também com ignição eletrônica (CDI), aposentando o velho platinado. Foi produzida até 1988.

ML 125 - Itens diferenciados


[Turuna melhorada -> Turuna - Fase02]
Em 1983 a Turuna também foi reestilizada. Mas o tanque permaneceu com o mesmo desenho. O restante das atualizações assim como na ML foram aplicadas à ela.
Em 1985 a Turuna ganhou o mesmo tanque da ML, guidão mais alto e uma pequena carenagem de farol. A diferença entre ML e Turuna resumia-se à estética (ex: Carenagem do farol e paralama [de metal na ML e plástico na cor da moto na Turuna). Foi produzida até 1986.

Turuna - Vocação Esportiva


[Evolução - CBX 150 Aero]
Em 1988 a ML foi substituída pela CBX 150 Aero. Esta moto se aproveitava das tecnologias da ML e foram feitas algumas inovações.
Começando pelo design, baseado nas irmãs maiores, a linha CBR da Honda. Até o grafismo lembrava muito o da CBR 450. Foram implementadas neste modelo, luzes de direção traseiras integradas à lanterna, rodas de alumínio compostas por três raios e o tanque de maior capacidade [agora: 13,4 litros]. Aqui começa a linha CBX de baixa cilindrada. Creio que isto deve-se ao grande sucesso da linha nas grandes motos da Honda na época, tal como a CBX 750 F, vulgo "7 galo".
O motor era derivado do OHC da ML, porém passou a contar com 151,8cm³ e obteve um ganho de potência de 14cv para 15,9cv e o torque passou a ser 1,27 kgf.m a 8.500 rpm. Esta CBX oferecia partida elétrica, item de série pioneiro para uma moto urbana popular. 1,27 m.kgf a altas 8.500 rpm. Foi produzida em 1988 até 1992.

CBX Aero - Prima pequena da CBX750F


[Satisfação - CBX 200 Strada]
Vocação estradeira? Seria essa a alusão do nome "Strada" na linha CBX 200? Bem... neste modelo muitas reclamações dos consumidores quanto ao modelo anterior foram sanadas. A principal delas foi o aumento de torque em baixas rotações. A linha CBX 200 teve ínicio de produção em 1993 ficando em linha até 2002. A configuração era a mesma. Porém o design foi reestilizado e os pneus alterados para a linha MT65 Pirelli sem câmara. O motor passou a ser de 196,9cm³ alcançando 19 cv a 8.500 rpm e 1,7 kgf.m de torque a 7.000 rpm. O conforto também aumentou exponencialmente. O painel de instrumentos contava agora com conta-giros, marcador de combustível e hodômetro parcial.

CBX200 - Pequena guerreira


[Desejo do consumo - CBX 250 Twister]
A CBX Twister foi lançada em 2001 e atiçou o desejo do brasileiro. A Honda vendeu muitas unidades deste modelo. Era o tipo de moto para o perfil do brasileiro, um desejo de anos de espera. Uma moto potente, com recursos melhores e de custo mais acessível que poderia ser utilizada tanto para uso urbano quanto para viagens. O motor foi um novo projeto, com duplo comando no cabeçote e quatro válvulas (DOHC), passando a ter 24 cv a 8.000 rpm e 2,48 kgf.m a 6.000 rpm. Possui câmbio de 6 velocidades. A capacidade do tanque passou a ser 16,5 litros, incluido a reserva e a suspensão passou a ser mono-amortecida. Ficou em produção de 2001 até final de 2008.

CBX250 - Potência e conforto


[Aspiração à Sport Naked - CB300 R]
A CB300R foi lançada em 2009 com design baseado na sua irmã esportiva, CB600F Hornet. Creio que por isso ela faz parte da linha CB e não mais da CBX. Este modelo encheu os olhos da "garotada" e atualmente é o desejo de muitos jovens que estão saindo de suas Cg's Titan para uma moto maior. É o primeiro modelo de média cilindrada da Honda fabricada no Brasil com a tecnologia de injeção eletrônica. Possui painel digital com conta-giros analógico. Banco em degrau e amortecedor traseiro monolink. O motor passou a ter 291,6 cm³ atingindo potência de 26,5cv a 7.500 rpm e torque de 2,81 kgfm a 6.000 rpm. O câmbio é de 5 marchas.
Existem duas versões: Com freio traseiro a tambor e dianteiro à disco;
A segunda com freios à disco em ambas as rodas utilizando tecnologia ABS combinado.
Está em produção desde 2009 até a atualidade.

CB300R - Apelo esportivo


[Conclusão]
Bem, é isso pessoal. Espero que tenham gostado da matéria. Como puderam analisar tudo começou lá atrás, na década de 70, para hoje termos disponíveis no mercado diversos modelos. É certo que ainda vão lançar outros modelos melhorados a partir da CB300R. Grande abraço à todos.

Segue abaixo uma montagem feita por mim demonstrando a linha do tempo/evolutiva para estas motos:

Árvore "Motor-genealógica" - CB300R (Clique para ampliar)


[Fontes]
Wikipédia;
Best Cars - Motos do passado

segunda-feira, 28 de março de 2011

Fabricantes de moto no Brasil

[Introdução]
E aí pessoal... Há mais ou menos 20 anos atrás, o motociclista/consumidor brasileiro não tinha muitas opções de marcas/fabricantes de motocicletas no território nacional. As pessoas tinham duas opções... Ou adquiriam os poucos modelos disponíveis no Brasil ou importavam motocicletas. Na última década o número de fabricantes em terras "brazucas" cresceu exponencialmente. Devido à grande procura e facilitação de crédito na hora da compra de um veículo, hoje a frota nacional conta com milhões de motocicletas. Abaixo fiz uma lista dos principais fabricantes onde falo um pouco sobre cada marca.

[Fabricantes]

-> Honda
A honda hoje é líder no mercado nacional de motocicletas. A honda é originalmente japonesa e sua história no Brasil começa em 26 de outubro de 1971 sob o nome Honda Motor do Brasil Ltda., responsável pela importação e distribuição dos produtos Honda no País. No ínicio apenas motocicletas, dois anos mais tarde também produtos de força.
Em 1974, a Honda adquiriu um terreno de 1 milhão e 700 mil metros quadrados em Sumaré, no interior do estado de São Paulo, para instalar a fábrica de motocicletas. Um ano depois, o governo vetou a importação de motocicletas, o que forçou a Honda a antecipar seu projeto e construír sua fábrica em "Manaus"(AM). A grande vantagem desta fábrica é a localização na Zona Franca, permitindo importar componentes do Japão com preço competitivo. Tendo Pelé como garoto-propaganda, começa em setembro de 1976 a produção da Honda CG125, moto urbana de mecanica simples. Em 1977, eram fabricadas 34 mil motocicletas no mercado brasileiro e a Honda já respondia por 79% deste total. Em 1981 foi produzida na fábrica de Manaus a primeira motocicleta a álcool do mundo, uma CG 125. Atualmente, segundo a ABRACICLO (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares) a Honda produziu no Brasil no ano de 2005 um total de 981.590 motocicletas, o que corresponde a 80,9% da produção brasileira. O índice de nacionalização de uma CG 150 Titan é de 95%.

Site oficial da Honda.
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-> Yamaha
O grupo Yamaha foi fundado em 1887 por Torakusu Yamaha como uma fabricante de pianos e órgãos , originalmente com o nome de Nippon Gakki Co. Ltd. em Hamamatsu, Shizuoka no Japão. A Yamaha Motor Corporation Ltda., que inicialmente fazia parte da Nippon Gakki Corporation, foi fundada por Genichi Kawakami em 1955. Em novembro de 1953, o mesmo começou a desenvolver um novo produto que poderia utilizar o equipamento de fabricação de hélices. Dez meses depois o protótipo do primeiro modelo de motocicleta estava terminado. A produção começou em janeiro de 1955 e as vendas no Japão iniciaram em fevereiro. Então, em 1º de Julho a divisão de motocicletas da Nippon Gakki foi expandida para estabelecer a Motor Co. Ltda. A Yamaha vem logo depois da Honda na liderança do mercado nacional.


Site oficial da Yamaha Motos.
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-> Suzuki
A Suzuki é uma empresa japonesa, fabricante de automóveis e motocicletas.
A Suzuki surgiu em 1955, com o lançamento do carro Suzulight, mas antes já se dedicava a fabricação de motos. Entre 1937 e 1939 chegou a ter um projeto para construção em massa de pequenos carros, mas que foi abandonado devido ao eclodir da Segunda Guerra Mundial.
A J Toledo Suzuki Motos do Brasil é uma empresa 100% nacional que detém o direito exclusivo da marca, fabricação e comercialização das motocicletas Suzuki para todo o território brasileiro. A empresa conta com o apoio tecnológico da Suzuki Motor Corporation, instalada em Hamamatsu, no Japão.
Fundada em 24 de setembro de 1992, a J Toledo tem sua unidade fabril instalada no Pólo Industrial de Manaus e seu centro administrativo e de distribuição em Jundiaí, cidade do interior paulista localizada a 50 km da capital. Hoje, a empresa conta com mais de 400 colaboradores e produz 26 diferentes modelos de motocicletas e quadriciclos com a qualidade e garantia Suzuki.

Site oficial da Suzuki.
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-> Dafra
Dafra Motos, ou apenas Dafra, é uma empresa brasileira de motocicletas fundada em 2007 pelo grupo Itavema. A Dafra motos foi fundada em meados de 2007 utilizando o conceito "CKD" (completely knocked down) ou seja, trazendo as motos desmontadas das fabricantes asiáticas Loncin, Lifan e Zongshen e montando-as em Manaus no Brasil, onde mantém sua fábrica.
No inicio da produção seus componentes eram na grande maioria importados da China mas após a quebra de parceria com as empresas fornecedoras, a Dafra buscou novos parceiros, hoje a Dafra motos da amazonia tem como parceira a TVS Motors Company da Índia (terceira maior fabricante de motos na Índia), Haojue (fabricante das motos Suzuki na china), BMW Motorrad e a SYM, buscando aprimoramento dos seus produtos.
Vêm conquistando um bom espaço no cenário nacional. A tecnologia empregada na fabricação do modelo Apache RTR 150 é extra comparada à outras motos da sua categoria.

Site oficial da Dafra.
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-> Kasinski

A Kasinski é uma fábrica brasileira de veículos de duas e três rodas, como motociletas, motonetas, ciclomotores e utilitários de pequeno porte. Foi criada em 1999 por Abraham Kasinsky e vendida em julho de 2009 a um grupo sino-brasileiro CR Zongshen do Brasil, holding nacional do gigante mundial chinês Zongshen Industrial Group. (Nota: Este mesmo grupo já esteve relacionado à Dafra Motos).
É reconhecida pela sua trajetória de sucesso em mais de 10 anos de atuação no mercado brasileiro. Desde então passou a fazer parte do seleto grupo de fabricantes mundiais com sede no Brasil.
Apostando em tecnologia possuem modelos em produção de motos de baixa cilindrada com apelo esportivo. Alguns projetos de seus atuais modelos são parcerias entre Suzuki e Hyosung.

Site oficial da Kasinski.
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-> Kawasaki
A Kawasaki Motores do Brasil Ltda (KMB) é uma subsidiária da Kawasaki Heavy Industries Ltd (KHI) sediada no Japão. A Kawasaki atua no Brasil desde 1973 fornecendo equipamentos e serviços para grandes projetos industriais, energéticos, navais e aeroespaciais de grandes empresas brasileiras, como a CSN, Usiminas, Embraer, e muitas outras.
No dia 15 de outubro de 2008, com a inauguração da primeira concessionária oficial da Kawasaki Motores do Brasil em São Paulo, os produtos de consumo da Kawasaki - motocicletas - começam a ser oficialmente introduzidos no País.
A Kawasaki já tem história no Brasil com suas grandes motos esportivas. Dispensa comentários.

Site oficial da Kawasaki.
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-> Sundown Motos
A Brasil & Movimento, atuante no mercado de duas rodas com a marca Sundown Motos, começou sua trajetória em motocicletas no ano de 2003.
Na época, detinha apenas 0,3% de market share. Com a fabricação de motos de baixa cilindrada e tendo como foco principal ser uma opção ao consumidor brasileiro, em pouco mais de dois anos a Sundown Motos tornou-se a terceira marca mais vendida do país. Hoje, a marca dispõe de 5,5% do mercado brasileiro de motocicletas.
No Brasil, a B&M conta com um parque fabril totalizando 54 mil metros que abriga as fábricas de motocicletas e de bicicletas, em Manaus (AM), um escritório administrativo em Barueri (SP) e um centro de distribuição de peças em Itajaí (SC).
Na China, a Brasil & Movimento possui um centro de desenvolvimento de produtos, onde atua em parceria com dois grandes parceiros, a Qingq e a Zongshen.

Site oficial da Sundown Motos.
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-> Shineray
Potência mundial em motocicletas, triciclos e quadriciclos de motores entre 50 e 300 cilindradas, a Shineray Motorcycle Company é uma gigante presente em diversas regiões do mundo.
Com um mix de mais de 100 modelos diferentes de veículos, a Shineray que iniciou suas atividades em 1997, desde então, vem apresentando uma história de sucesso. Sua base fabril está localizada na cidade de Chongqing, na China, e ocupa uma área de 65.000 m². Possui atualmente mais de dois mil funcionários e uma capacidade de produção de até 600.000 produtos por ano.
O Grupo Shineray do Brasil tem como atividade principal, hoje, a importação de produtos da linha de motos Shineray produzidas em Chongqing, na China. Sua Central de Distribuição está localizada no Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco e, no local, que possui área total de mais de 10.000 m², foi feito um investimento na logística de armazenagem e na distribuição dos produtos, com o intuito de atender com rapidez as revendas e os consumidores.

Site oficial da Shineray.
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-> Traxx
A Moto Traxx da Amazônia faz parte do China South Industries Group (CSIG), um dos maiores fabricantes mundiais de motocicletas e uma das maiores multinacionais do planeta.
Com sede em Pequim, o grupo reúne mais de 70 empresas que atuam em vários segmentos na produção de equipamentos especiais, fotoeletricidade, aço especial, medicina, nova energia, máquina de petróleo, aparelho de combate a incêndio, na produção e venda de miniveículos, de automóveis, de motocicletas (neste segmento é líder de mercado), além de ser atuante na área de pesquisa para o desenvolvimento da indústria da China.
A organização tem uma população de 260 mil funcionários exemplares e com boa formação, dentre os quais 40 mil são técnicos e engenheiros profissionais, fomentando a produção de produtos com tecnologia avançada, por baixo custo.
Fizeram/fazem muito sucesso com o modelo 50cc Traxx Star.

Site oficial da Traxx.
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-> Ame - Amazonas

Fez muito sucesso na década de 80. Eram motos gigantes, equipadas com motores de mesma proporção. Pode-se dizer que eram motos fabricadas artesanalmente. Foi fundada por Guilherme Hannud Filho. Para conhecer a história completa, clique aqui.

Site oficial da Ame Amazonas.
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-> HaoBao
A Haobao Motor do Brasil possui atualmente uma linha de quatro modelos nacionalizados, dos quais, três voltados para o segmento popular e uma scooter para o público mais exigente. Todos os modelos contam com alto nível tecnológico e completo pacote de equipamentos de série.
Sua estrutura física no Pólo Industrial de Manaus, onde encontra-se englobada nossa fábrica, em pleno funcionamento desde Maio de 2007. Nossa estrutura capacitada com equipamentos completos e modernos, permiti-nos produzir motos com maior grau tecnológico e alta qualidade.
A Haobao Motor do Brasil é uma extensão da Haobao sediada na China, o que torna desenvolvimentos, aprimoramentos e novos lançamentos muito mais ágeis e eficientes.

Site oficial da HaoBao
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-> MVK
A MVK motos está instalada no Brasil desde 2002. No site oficial não fala... Porém achei fontes na Wikipédia, que assim como várias outras, a MVK importa motos/projetos desmontadas da China e montam no Brasil. Mais da história, clique aqui.

Site oficial da MVK
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-> Kahena
A Kahena surgiu a partir de 1990 onde iniciou o desenvolvimento de uma motocicleta de grande cilindrada. As pesquisas apontavam eficientes soluções mecânicas nas mais diversas marcas tradicionais mundiais. O melhor quadro, o melhor cardã, as opções de motores, o melhor design da época. Surgiram então: O inédito quadro estampado em aço denominado Tecbox; transmissão secundária por cardam com um único braço que fixava a roda denominado Uniarm; desenvolvido um sistema de alimentação com dois carburadores que funcionavam deslocados para o centro do motor e acoplados a um motor parcial Volkswagen 1600cc com o sistema de refrigeração a ar totalmente diferente do que equipava um automóvel da marca e acoplado a um câmbio totalmente desenvolvido para a motocicleta composto de 4 marchas e 1 ré; velocímetro acionado por pulsos magnéticos (pioneiro no mundo).
Estes foram os estudos que culminaram com lançamento dos 6 protótipos da motocicleta Kahena Lj16 no salão do automóvel de 1990. Por ter sido o segundo stand mais visitado daquele Salão do Automóvel, chamou a atenção de grandes fabricantes de autopeças e motopeças que prontamente tornaram-se parceiros, o que contribuiu para um profissional e seguro desenvolvimento.

Site oficial da Kahena
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-> Motor-Z
Resultado da mais recente iniciativa de um grupo de empresas, estabelecidas há mais de 50 anos, que atuam nos setores mecânico/metalúrgico, marketing, energia, entre outros, nos mercados nacional e internacional.
Especificada em motos do tipo scooters, seus modelos são montados com peças importadas da China.
Tem como diferencial a disponibilidade de modelos movidos a energia elétrica.

Site oficial da Motor Z

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[Conclusão]
Pois é pessoal... Ainda tem outras marcas que não comentei, por exemplo a Fym, porém alguns sites estão fora do ar ou não tem histórico para pesquisar. Como podemos observar a maioria destas marcas novas obtém seus projetos na China e muitas vezes compartilham os mesmos fornecedores (Daí a semelhança entre modelos de diferentes marcas). Espero que esta listagem tenha utilidade na hora de escolherem suas motos. Grande abraço à todos.

[Fontes]
Wikipédia e os sites dos fabricantes mencionados ao longo do post.

domingo, 27 de março de 2011

Teste: Jaqueta Zebra Califórnia


[Introdução]
Olá pessoal. Como estão vocês? Espero que bem.
Hoje venho falar sobre a jaqueta Califórnia, modelo fabricado pela Zebra Sports. Trata-se de uma jaqueta esportiva, para uso urbano e trajetos em viagens/rodovias.
Como sou amante de viagens de moto, resolvi adquirir uma jaqueta esportiva que me oferecesse proteção e conforto.
Meu foco inicialmente era uma jaqueta de boa qualidade e custo mais acessível.
Depois de pesquisar, optei pelo modelo Califórnia da Zebra que adquiri há mais ou menos 1 ano e meio. Por falta de tempo e oportunidade de testar a jaqueta em diferentes situações, só agora venho escrever sobre.

[Características]
O modelo Califórnia possui um design atraente deixando o motociclista com um visual esportivo. Além do visual, esta jaqueta agrega várias funcionalidades, como segurança e conforto na pilotagem. Falarei um pouco de cada funcionalidade a seguir.


Manuais/Info - Zebra Califórnia


>[Aspectos Gerais]
A jaqueta Zebra Califórnia é confeccionada em tecido poliéster 300D. Este tipo de tecido é impermeável e anti-abrasivo. O que isso quer dizer? Quer dizer que não entra água ou não passa água facilmente e não aquece com atrito (ex: se você cair, não vai se ralar ou queimar sua pele). A jaqueta possui bolso interno, manta térmica removível, proteções flexíveis de borracha na coluna, ombros e cotovelos. Possui também ajustes nos braços, cintura e uma presilha para se conectar à calça. Além disso, possui faixas refletivas para que você possa ser visto à noite.

> [Impermeabilidade]
A Zebra fabrica jaquetas com diferentes níveis de impermeabilidade. O seu sistema de impermeabilidade é chamado de "No Rain®".
O sistema No Rain® é classificado em três nomes distintos:

> NoRain Plus: Indicado para uso urbano, passeios e pequenas viagens. Não garante 100% de impermeabilidade sobre fortes chuvas.
> NoRain High: Indicado para uso urbano, passeios e viagens. Modelos compreendidos dentro desta classificação já são mais resistentes à chuvas mais fortes.
> NoRain Max: Indicado para viagens de aventura, grandes deslocamentos sob chuvas intensas e baixas temperaturas em longos períodos.

Então ao escolher um modelo, fique atento à um que atenda suas necessidades. Quando comprei não me atentei a isto, porém não me arrependo porque a qualidade do material e sua impermeabilidade atende minhas necessidades. Já rodei sob chuvas moderadas e a água não penetrou no tecido.
Sistena NoRain Plus - Alta resistência à água


Detalhe- Forragem interna do zíper para não entrar água


>[Proteção térmica]
Esta jaqueta possui um forro térmico removível do tipo colete. Apenas o seu tecido externo já propicia um certo aquecimento, porém nos dias mais frios é aconselhável utilizá-la com o forro térmico. No calor pode-se retirar o forro térmico para não "super aquecer". Em dias muito frios, apenas a jaqueta com o forro térmico não é o bastante. Aconselho um moletón fino por baixo.

Detalhe - Colete interno removível - É fixado por meio de zíper/presilhas


Detalhe - Visão interna da jaqueta com colete térmico


>[Protetores Flexíveis]
Um dos diferenciais que eu procurava em uma jaqueta era a mesma possuir proteções na coluna, ombro e cotovelos. Esta jaqueta possui placas de borracha internas na coluna,ombros e cotovelos. Estas proteções podem ser removidas. Para isso basta retirar o forro térmico e abrir zíperes/velcros internos em posições estratégias para removê-las. Acho muito importantes estas proteções, pois em caso de queda, pode te salvar de uma fratura nas regiões mais frágeis.

Proteções flexíveis CE - Cotovelo, ombro e coluna


Detalhe - Local onde é colocado o protetor do ombro


Detalhe - Local onde é colocado o protetor da coluna


>[Regulagens/Outras caraterísticas]
Neste modelo podemos regular a largura da cintura por tirar e velcros nas laterais. Também existe regulagens nos braços. A jaqueta possui faixas refletivas na frente e nas costas. Possui uma presilha para atarrachar a jaqueta à calça e um bolso interno relativamente grande que se fecha com velcro. Visualmente possui alguns bordados que remetem à pistas de corrida.

Visão frontal - Zebra Califórnia



Visão traseira - Zebra Califórnia


Detalhe - Regulagem para cintura


Detalhe - Presilha para fixamento da calça


Detalhe - Bolso Interno


[Avaliação final]
Bom, estou muito satisfeito com a jaqueta. Ela me atende tanto para deslocamentos urbanos quanto em rodovias. Sempre que estou vestido com ela me sinto mais seguro e tenho convicção de que ao sair, independente do clima/tempo vou chegar seco e seguro ao meu destino. Este modelo da Zebra é um modelo mais simples indicado para motociclistas com menos poder econômico ou para iniciantes. Pode-se encontrar no mercado na faixa de valor entre R$200,00 e R$369,00. Concorrente? Sim... Existe um modelo da SBK na mesma faixa de preço, a jaqueta SBK V6.

[Finalização]
É isso aí pessoal. Muito obrigado por acompanharem o blog. Em breve novas postagens com assuntos interessantes e importantes do mundo das duas rodas. Um abraço fraterno à todos.

1 ano do Blog Moto Fúria

Olá pessoal! Hoje o blog fez um ano desde seu ínicio.
A princípio não imaginei ter tantos acessos. Quando criei o blog o fiz com a intenção de divulgar minhas viagens motociclísticas com meus amigos. Mas aí comecei a escrever sobre diversos assuntos e o tráfego de internautas foi aumentando exponencialmente.
O blog virou motoclube ou vice-versa. Hoje temos diversos amigos no moto clube Fúria e vivemos muitas aventuras com nossas motos (algumas relatadas aqui no blog, outras não).

Divulgação - 1 ano do blog Moto Fúria


Quero agradecer à todos internautas e espero contribuir de alguma forma com as informações que preparamos e divulgamos no blog. Agradeço também aos meus amigos motociclistas e colaboradores do blog.

Grande abraço à todos!

At.te:

Marcio Rockfeller

sexta-feira, 25 de março de 2011

Lançamento - Kawasaki Ninja 650R

[Introdução]
E aí pessoal! Como estão? Marcio Rockfeller is here again para comentar mais um lançamento da Kawasaki... Pois é... Essa Kawasaki não está de brincadeira...
Depois do sucesso de vendas da Ninja 250R vulgo "Ninjinha", foi lançada em 2011 sua irmã maior. Trata-se da Ninja 650R (será que a chamarão de "Ninjona"? rsrs), uma esportiva baseada no mesmo projeto da ER6-N e da Versys. Podemos dizer que é uma ER6 carenada... Se você procura uma esportiva de médio porte com valor de mercado mais brando... Essa é a pedida. Esta moto completa o nicho de produtos da Kawa na faixa das 650cc - dois cilindros com estilos "Sport" (Ninja650R), "Naked" (ER6-N) e "Dual Purpose" (Versys).

Divulgação - Ninja650R Verde


Divulgação - Ninja650R Preta


[Projeto]
O projeto é baseado no projeto de Kawa ER6-N. Equipada com o mesmo propulsor bícilíndrico que gera 72,1cv à 8.500 rpm e possui um torque de 6,7 kgf•m à 7.000 rpm. A diferença está em alguns pequenos detalhes, como painel, conjunto óptico, etc. O grande diferencial em relação à ER6-N é a carenagem integral, um diferencial relevante para viajar/pegar rodovias.
A moto é equipada com câmbio de 6 velocidades e o sistema de alimentação fica por conta da injeção eletrônica. O sistema de iluminação é feito por farol duplo e a moto está disponível em duas cores: Ebony(preto) e Lime Green (verde da Kawa). Segue abaixo ficha técnica para maiores informações.

Painel Ninja650R


Farol Ninja650R


Ficha Técnica Ninja650R - Clique para ampliar


[Conclusão]

Mesmo sendo uma esportiva bícilíndrica, no mercado brasileiro ela concorre diretamente com a Yamaha XJ6-F e Suzuki GSX-F 650 ambas equipadas com motores de 4 cilindros. A potência destas três concorrentes é semelhante. Resta pro consumidor decidir entre 4 ou 2 cilindros e as peculiaridades de cada fabricante. Creio que vai satisfazer o grande público desde os menos exigentes até os mais detalhistas. É isso aí... grande abraço à todos. Motorcycles and rock n' roll!
Preço sugerido (modelo 2011): R$ 28.400,00 ou R$ 30.650,00 com ABS (SP);

[Fontes]
Kawasaki Brasil
WebMotors

sexta-feira, 18 de março de 2011

9º Barretos Motorcycles - 2011

[Marcio Rockfeller is here now!]

E aí galera radical! Venho anunciar o evento mais esperado do ano pelos amigos motociclistas... Sim!! Estou falando do megaencontro "Barretos Motorcycles". Yes! Born to be wild! Pra quem não sabe, Barretos é uma cidade localizada no interior de São Paulo mundialmente conhecida pela festa do peão e também pelo encontro anual de motociclistas! Nestes eventos a cidade fica cheia de turistas nacionais e internacionais.

O evento ocorrerá entre as datas 29/04/2011 e 01/05/2011. Você pode se hospedar em hotéis, pousadas, acampar ou alugar uma casa dentro do parque do peão (que é o local onde o evento é realizado). Para todos os amantes do motociclismo, este é o lugar onde você vai se deslumbrar. O evento conta com apresentações/virtuosismo sobre motos, concurso da garota motorcycles, shows com grandes artistas etc. Confira a programação no site oficial clicando aqui.

Folder - Divulgação


Até este momento já se sabe que as inscrições para o concurso garota motorcycles está aberto. Para se informar sobre a inscrição, clique aqui. Sabe-se também que a banda Capital Inicial irá abrir a programação de shows neste evento.

É isso aí galera! Espero todos vocês lá! Espero que se divirtam muito e nunca deixem de viver a vida e a liberdade que o mundo motociclístico nos proporciona! Grande abraço!

[Fonte]: Barretos Motorcycles

terça-feira, 8 de março de 2011

Ponteira GP3 Jeskap para Ninja 250R

E aí galera! Como estão vocês?

Hoje venho aqui para mostrar um lançamento de ponteira que deixa o som da moto animal... Foi desenvolvido pela Jeskap para a Kawasaki Ninja 250R, vulgo "Ninjinha".
Além do design atraente, o som ficou muito bonito. Não tenho certeza, mas possivelmente deve servir na Kasinski Comet EFI GT/GTR.

O preço sugerido é de R$ 1.025,00 e o "scap" acompanha ponteira, coletor, abraçadeiras a protetor de carbono. A compra pode ser efetuada através dos telefones (11)4661-8020/4661-3157 ou pela loja virtual. O produto é enviado pelo correio.

Segue vídeo de demonstração:



Abraços a todos. Continuem acompanhando. Em breve novas notícias, especificações, dicas e muito mais.