segunda-feira, 28 de março de 2011

Fabricantes de moto no Brasil

[Introdução]
E aí pessoal... Há mais ou menos 20 anos atrás, o motociclista/consumidor brasileiro não tinha muitas opções de marcas/fabricantes de motocicletas no território nacional. As pessoas tinham duas opções... Ou adquiriam os poucos modelos disponíveis no Brasil ou importavam motocicletas. Na última década o número de fabricantes em terras "brazucas" cresceu exponencialmente. Devido à grande procura e facilitação de crédito na hora da compra de um veículo, hoje a frota nacional conta com milhões de motocicletas. Abaixo fiz uma lista dos principais fabricantes onde falo um pouco sobre cada marca.

[Fabricantes]

-> Honda
A honda hoje é líder no mercado nacional de motocicletas. A honda é originalmente japonesa e sua história no Brasil começa em 26 de outubro de 1971 sob o nome Honda Motor do Brasil Ltda., responsável pela importação e distribuição dos produtos Honda no País. No ínicio apenas motocicletas, dois anos mais tarde também produtos de força.
Em 1974, a Honda adquiriu um terreno de 1 milhão e 700 mil metros quadrados em Sumaré, no interior do estado de São Paulo, para instalar a fábrica de motocicletas. Um ano depois, o governo vetou a importação de motocicletas, o que forçou a Honda a antecipar seu projeto e construír sua fábrica em "Manaus"(AM). A grande vantagem desta fábrica é a localização na Zona Franca, permitindo importar componentes do Japão com preço competitivo. Tendo Pelé como garoto-propaganda, começa em setembro de 1976 a produção da Honda CG125, moto urbana de mecanica simples. Em 1977, eram fabricadas 34 mil motocicletas no mercado brasileiro e a Honda já respondia por 79% deste total. Em 1981 foi produzida na fábrica de Manaus a primeira motocicleta a álcool do mundo, uma CG 125. Atualmente, segundo a ABRACICLO (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares) a Honda produziu no Brasil no ano de 2005 um total de 981.590 motocicletas, o que corresponde a 80,9% da produção brasileira. O índice de nacionalização de uma CG 150 Titan é de 95%.

Site oficial da Honda.
___________=|=___________

-> Yamaha
O grupo Yamaha foi fundado em 1887 por Torakusu Yamaha como uma fabricante de pianos e órgãos , originalmente com o nome de Nippon Gakki Co. Ltd. em Hamamatsu, Shizuoka no Japão. A Yamaha Motor Corporation Ltda., que inicialmente fazia parte da Nippon Gakki Corporation, foi fundada por Genichi Kawakami em 1955. Em novembro de 1953, o mesmo começou a desenvolver um novo produto que poderia utilizar o equipamento de fabricação de hélices. Dez meses depois o protótipo do primeiro modelo de motocicleta estava terminado. A produção começou em janeiro de 1955 e as vendas no Japão iniciaram em fevereiro. Então, em 1º de Julho a divisão de motocicletas da Nippon Gakki foi expandida para estabelecer a Motor Co. Ltda. A Yamaha vem logo depois da Honda na liderança do mercado nacional.


Site oficial da Yamaha Motos.
___________=|=___________

-> Suzuki
A Suzuki é uma empresa japonesa, fabricante de automóveis e motocicletas.
A Suzuki surgiu em 1955, com o lançamento do carro Suzulight, mas antes já se dedicava a fabricação de motos. Entre 1937 e 1939 chegou a ter um projeto para construção em massa de pequenos carros, mas que foi abandonado devido ao eclodir da Segunda Guerra Mundial.
A J Toledo Suzuki Motos do Brasil é uma empresa 100% nacional que detém o direito exclusivo da marca, fabricação e comercialização das motocicletas Suzuki para todo o território brasileiro. A empresa conta com o apoio tecnológico da Suzuki Motor Corporation, instalada em Hamamatsu, no Japão.
Fundada em 24 de setembro de 1992, a J Toledo tem sua unidade fabril instalada no Pólo Industrial de Manaus e seu centro administrativo e de distribuição em Jundiaí, cidade do interior paulista localizada a 50 km da capital. Hoje, a empresa conta com mais de 400 colaboradores e produz 26 diferentes modelos de motocicletas e quadriciclos com a qualidade e garantia Suzuki.

Site oficial da Suzuki.
___________=|=___________

-> Dafra
Dafra Motos, ou apenas Dafra, é uma empresa brasileira de motocicletas fundada em 2007 pelo grupo Itavema. A Dafra motos foi fundada em meados de 2007 utilizando o conceito "CKD" (completely knocked down) ou seja, trazendo as motos desmontadas das fabricantes asiáticas Loncin, Lifan e Zongshen e montando-as em Manaus no Brasil, onde mantém sua fábrica.
No inicio da produção seus componentes eram na grande maioria importados da China mas após a quebra de parceria com as empresas fornecedoras, a Dafra buscou novos parceiros, hoje a Dafra motos da amazonia tem como parceira a TVS Motors Company da Índia (terceira maior fabricante de motos na Índia), Haojue (fabricante das motos Suzuki na china), BMW Motorrad e a SYM, buscando aprimoramento dos seus produtos.
Vêm conquistando um bom espaço no cenário nacional. A tecnologia empregada na fabricação do modelo Apache RTR 150 é extra comparada à outras motos da sua categoria.

Site oficial da Dafra.
___________=|=___________

-> Kasinski

A Kasinski é uma fábrica brasileira de veículos de duas e três rodas, como motociletas, motonetas, ciclomotores e utilitários de pequeno porte. Foi criada em 1999 por Abraham Kasinsky e vendida em julho de 2009 a um grupo sino-brasileiro CR Zongshen do Brasil, holding nacional do gigante mundial chinês Zongshen Industrial Group. (Nota: Este mesmo grupo já esteve relacionado à Dafra Motos).
É reconhecida pela sua trajetória de sucesso em mais de 10 anos de atuação no mercado brasileiro. Desde então passou a fazer parte do seleto grupo de fabricantes mundiais com sede no Brasil.
Apostando em tecnologia possuem modelos em produção de motos de baixa cilindrada com apelo esportivo. Alguns projetos de seus atuais modelos são parcerias entre Suzuki e Hyosung.

Site oficial da Kasinski.
___________=|=___________

-> Kawasaki
A Kawasaki Motores do Brasil Ltda (KMB) é uma subsidiária da Kawasaki Heavy Industries Ltd (KHI) sediada no Japão. A Kawasaki atua no Brasil desde 1973 fornecendo equipamentos e serviços para grandes projetos industriais, energéticos, navais e aeroespaciais de grandes empresas brasileiras, como a CSN, Usiminas, Embraer, e muitas outras.
No dia 15 de outubro de 2008, com a inauguração da primeira concessionária oficial da Kawasaki Motores do Brasil em São Paulo, os produtos de consumo da Kawasaki - motocicletas - começam a ser oficialmente introduzidos no País.
A Kawasaki já tem história no Brasil com suas grandes motos esportivas. Dispensa comentários.

Site oficial da Kawasaki.
___________=|=___________

-> Sundown Motos
A Brasil & Movimento, atuante no mercado de duas rodas com a marca Sundown Motos, começou sua trajetória em motocicletas no ano de 2003.
Na época, detinha apenas 0,3% de market share. Com a fabricação de motos de baixa cilindrada e tendo como foco principal ser uma opção ao consumidor brasileiro, em pouco mais de dois anos a Sundown Motos tornou-se a terceira marca mais vendida do país. Hoje, a marca dispõe de 5,5% do mercado brasileiro de motocicletas.
No Brasil, a B&M conta com um parque fabril totalizando 54 mil metros que abriga as fábricas de motocicletas e de bicicletas, em Manaus (AM), um escritório administrativo em Barueri (SP) e um centro de distribuição de peças em Itajaí (SC).
Na China, a Brasil & Movimento possui um centro de desenvolvimento de produtos, onde atua em parceria com dois grandes parceiros, a Qingq e a Zongshen.

Site oficial da Sundown Motos.
___________=|=___________

-> Shineray
Potência mundial em motocicletas, triciclos e quadriciclos de motores entre 50 e 300 cilindradas, a Shineray Motorcycle Company é uma gigante presente em diversas regiões do mundo.
Com um mix de mais de 100 modelos diferentes de veículos, a Shineray que iniciou suas atividades em 1997, desde então, vem apresentando uma história de sucesso. Sua base fabril está localizada na cidade de Chongqing, na China, e ocupa uma área de 65.000 m². Possui atualmente mais de dois mil funcionários e uma capacidade de produção de até 600.000 produtos por ano.
O Grupo Shineray do Brasil tem como atividade principal, hoje, a importação de produtos da linha de motos Shineray produzidas em Chongqing, na China. Sua Central de Distribuição está localizada no Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco e, no local, que possui área total de mais de 10.000 m², foi feito um investimento na logística de armazenagem e na distribuição dos produtos, com o intuito de atender com rapidez as revendas e os consumidores.

Site oficial da Shineray.
___________=|=___________

-> Traxx
A Moto Traxx da Amazônia faz parte do China South Industries Group (CSIG), um dos maiores fabricantes mundiais de motocicletas e uma das maiores multinacionais do planeta.
Com sede em Pequim, o grupo reúne mais de 70 empresas que atuam em vários segmentos na produção de equipamentos especiais, fotoeletricidade, aço especial, medicina, nova energia, máquina de petróleo, aparelho de combate a incêndio, na produção e venda de miniveículos, de automóveis, de motocicletas (neste segmento é líder de mercado), além de ser atuante na área de pesquisa para o desenvolvimento da indústria da China.
A organização tem uma população de 260 mil funcionários exemplares e com boa formação, dentre os quais 40 mil são técnicos e engenheiros profissionais, fomentando a produção de produtos com tecnologia avançada, por baixo custo.
Fizeram/fazem muito sucesso com o modelo 50cc Traxx Star.

Site oficial da Traxx.
___________=|=___________

-> Ame - Amazonas

Fez muito sucesso na década de 80. Eram motos gigantes, equipadas com motores de mesma proporção. Pode-se dizer que eram motos fabricadas artesanalmente. Foi fundada por Guilherme Hannud Filho. Para conhecer a história completa, clique aqui.

Site oficial da Ame Amazonas.
___________=|=___________

-> HaoBao
A Haobao Motor do Brasil possui atualmente uma linha de quatro modelos nacionalizados, dos quais, três voltados para o segmento popular e uma scooter para o público mais exigente. Todos os modelos contam com alto nível tecnológico e completo pacote de equipamentos de série.
Sua estrutura física no Pólo Industrial de Manaus, onde encontra-se englobada nossa fábrica, em pleno funcionamento desde Maio de 2007. Nossa estrutura capacitada com equipamentos completos e modernos, permiti-nos produzir motos com maior grau tecnológico e alta qualidade.
A Haobao Motor do Brasil é uma extensão da Haobao sediada na China, o que torna desenvolvimentos, aprimoramentos e novos lançamentos muito mais ágeis e eficientes.

Site oficial da HaoBao
___________=|=___________

-> MVK
A MVK motos está instalada no Brasil desde 2002. No site oficial não fala... Porém achei fontes na Wikipédia, que assim como várias outras, a MVK importa motos/projetos desmontadas da China e montam no Brasil. Mais da história, clique aqui.

Site oficial da MVK
___________=|=___________

-> Kahena
A Kahena surgiu a partir de 1990 onde iniciou o desenvolvimento de uma motocicleta de grande cilindrada. As pesquisas apontavam eficientes soluções mecânicas nas mais diversas marcas tradicionais mundiais. O melhor quadro, o melhor cardã, as opções de motores, o melhor design da época. Surgiram então: O inédito quadro estampado em aço denominado Tecbox; transmissão secundária por cardam com um único braço que fixava a roda denominado Uniarm; desenvolvido um sistema de alimentação com dois carburadores que funcionavam deslocados para o centro do motor e acoplados a um motor parcial Volkswagen 1600cc com o sistema de refrigeração a ar totalmente diferente do que equipava um automóvel da marca e acoplado a um câmbio totalmente desenvolvido para a motocicleta composto de 4 marchas e 1 ré; velocímetro acionado por pulsos magnéticos (pioneiro no mundo).
Estes foram os estudos que culminaram com lançamento dos 6 protótipos da motocicleta Kahena Lj16 no salão do automóvel de 1990. Por ter sido o segundo stand mais visitado daquele Salão do Automóvel, chamou a atenção de grandes fabricantes de autopeças e motopeças que prontamente tornaram-se parceiros, o que contribuiu para um profissional e seguro desenvolvimento.

Site oficial da Kahena
___________=|=___________

-> Motor-Z
Resultado da mais recente iniciativa de um grupo de empresas, estabelecidas há mais de 50 anos, que atuam nos setores mecânico/metalúrgico, marketing, energia, entre outros, nos mercados nacional e internacional.
Especificada em motos do tipo scooters, seus modelos são montados com peças importadas da China.
Tem como diferencial a disponibilidade de modelos movidos a energia elétrica.

Site oficial da Motor Z

___________=|=___________

[Conclusão]
Pois é pessoal... Ainda tem outras marcas que não comentei, por exemplo a Fym, porém alguns sites estão fora do ar ou não tem histórico para pesquisar. Como podemos observar a maioria destas marcas novas obtém seus projetos na China e muitas vezes compartilham os mesmos fornecedores (Daí a semelhança entre modelos de diferentes marcas). Espero que esta listagem tenha utilidade na hora de escolherem suas motos. Grande abraço à todos.

[Fontes]
Wikipédia e os sites dos fabricantes mencionados ao longo do post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário