domingo, 27 de março de 2011

Teste: Jaqueta Zebra Califórnia


[Introdução]
Olá pessoal. Como estão vocês? Espero que bem.
Hoje venho falar sobre a jaqueta Califórnia, modelo fabricado pela Zebra Sports. Trata-se de uma jaqueta esportiva, para uso urbano e trajetos em viagens/rodovias.
Como sou amante de viagens de moto, resolvi adquirir uma jaqueta esportiva que me oferecesse proteção e conforto.
Meu foco inicialmente era uma jaqueta de boa qualidade e custo mais acessível.
Depois de pesquisar, optei pelo modelo Califórnia da Zebra que adquiri há mais ou menos 1 ano e meio. Por falta de tempo e oportunidade de testar a jaqueta em diferentes situações, só agora venho escrever sobre.

[Características]
O modelo Califórnia possui um design atraente deixando o motociclista com um visual esportivo. Além do visual, esta jaqueta agrega várias funcionalidades, como segurança e conforto na pilotagem. Falarei um pouco de cada funcionalidade a seguir.


Manuais/Info - Zebra Califórnia


>[Aspectos Gerais]
A jaqueta Zebra Califórnia é confeccionada em tecido poliéster 300D. Este tipo de tecido é impermeável e anti-abrasivo. O que isso quer dizer? Quer dizer que não entra água ou não passa água facilmente e não aquece com atrito (ex: se você cair, não vai se ralar ou queimar sua pele). A jaqueta possui bolso interno, manta térmica removível, proteções flexíveis de borracha na coluna, ombros e cotovelos. Possui também ajustes nos braços, cintura e uma presilha para se conectar à calça. Além disso, possui faixas refletivas para que você possa ser visto à noite.

> [Impermeabilidade]
A Zebra fabrica jaquetas com diferentes níveis de impermeabilidade. O seu sistema de impermeabilidade é chamado de "No Rain®".
O sistema No Rain® é classificado em três nomes distintos:

> NoRain Plus: Indicado para uso urbano, passeios e pequenas viagens. Não garante 100% de impermeabilidade sobre fortes chuvas.
> NoRain High: Indicado para uso urbano, passeios e viagens. Modelos compreendidos dentro desta classificação já são mais resistentes à chuvas mais fortes.
> NoRain Max: Indicado para viagens de aventura, grandes deslocamentos sob chuvas intensas e baixas temperaturas em longos períodos.

Então ao escolher um modelo, fique atento à um que atenda suas necessidades. Quando comprei não me atentei a isto, porém não me arrependo porque a qualidade do material e sua impermeabilidade atende minhas necessidades. Já rodei sob chuvas moderadas e a água não penetrou no tecido.
Sistena NoRain Plus - Alta resistência à água


Detalhe- Forragem interna do zíper para não entrar água


>[Proteção térmica]
Esta jaqueta possui um forro térmico removível do tipo colete. Apenas o seu tecido externo já propicia um certo aquecimento, porém nos dias mais frios é aconselhável utilizá-la com o forro térmico. No calor pode-se retirar o forro térmico para não "super aquecer". Em dias muito frios, apenas a jaqueta com o forro térmico não é o bastante. Aconselho um moletón fino por baixo.

Detalhe - Colete interno removível - É fixado por meio de zíper/presilhas


Detalhe - Visão interna da jaqueta com colete térmico


>[Protetores Flexíveis]
Um dos diferenciais que eu procurava em uma jaqueta era a mesma possuir proteções na coluna, ombro e cotovelos. Esta jaqueta possui placas de borracha internas na coluna,ombros e cotovelos. Estas proteções podem ser removidas. Para isso basta retirar o forro térmico e abrir zíperes/velcros internos em posições estratégias para removê-las. Acho muito importantes estas proteções, pois em caso de queda, pode te salvar de uma fratura nas regiões mais frágeis.

Proteções flexíveis CE - Cotovelo, ombro e coluna


Detalhe - Local onde é colocado o protetor do ombro


Detalhe - Local onde é colocado o protetor da coluna


>[Regulagens/Outras caraterísticas]
Neste modelo podemos regular a largura da cintura por tirar e velcros nas laterais. Também existe regulagens nos braços. A jaqueta possui faixas refletivas na frente e nas costas. Possui uma presilha para atarrachar a jaqueta à calça e um bolso interno relativamente grande que se fecha com velcro. Visualmente possui alguns bordados que remetem à pistas de corrida.

Visão frontal - Zebra Califórnia



Visão traseira - Zebra Califórnia


Detalhe - Regulagem para cintura


Detalhe - Presilha para fixamento da calça


Detalhe - Bolso Interno


[Avaliação final]
Bom, estou muito satisfeito com a jaqueta. Ela me atende tanto para deslocamentos urbanos quanto em rodovias. Sempre que estou vestido com ela me sinto mais seguro e tenho convicção de que ao sair, independente do clima/tempo vou chegar seco e seguro ao meu destino. Este modelo da Zebra é um modelo mais simples indicado para motociclistas com menos poder econômico ou para iniciantes. Pode-se encontrar no mercado na faixa de valor entre R$200,00 e R$369,00. Concorrente? Sim... Existe um modelo da SBK na mesma faixa de preço, a jaqueta SBK V6.

[Finalização]
É isso aí pessoal. Muito obrigado por acompanharem o blog. Em breve novas postagens com assuntos interessantes e importantes do mundo das duas rodas. Um abraço fraterno à todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário