sábado, 7 de janeiro de 2012

Viagem - Miguelópolis-SP e Sacramento-MG

Bom dia caros leitores!

Hoje venho lhes contar sobre a viagem que fizemos até Miguelópolis-Sp (clique aqui para ver a rota) de aproximadamente 105km e logo em seguida o trecho de Miguelópolis-SP até Sacramento-MG (clique aqui para ver a rota) de aproximadamente 119km. Nós decidimos de última hora seguir para Sacramento.

[Sobre a viagem]

Esta viagem ocorreu em um domingo na data 13/11/2011. Nesta ocasião estiveram presentes os amigos(as)/membros do motoclube: Bola e Stephania (CBX Twister 330), Marcio e Liliane (Cbx Strada 200), Kaveira (Comet GTR 250), Glair (YBR Factor 125), Cuia e Lidiany (Boulevard M800) e o Guilherme e a Penelope (que desta vez foram de carro - Palio 1000cc [kkk]). Como de praxe, combinamos de nos encontrar no posto Oscar na cidade de Uberaba-MG às 08:00h para sair no máximo até 08:20h ~ 08:30h. Mas como alguns dos nossos membros ainda não aprenderam o que é compromisso de horário, fomos sair de Uberaba lá pelas 09:30h. Seguimos com destino à cidade de Miguelópolis-SP viajando pela rodovia 050 e posteriormente a Via Anhanguera. Nosso navegador foi o Cuia que é também nosso navegador oficial.









[Miguelópolis]

Viajando na faixa de 100km/h gastamos em média 01:00h ~ 01:15h para chegarmos até
nosso primeiro destino que foi a cidade de Miguelópolis-SP conhecida pela sua famosa praia artificial. Confesso que foi a primeira vez que fui até esta praia e vou relatar aqui minha análise crítica. Nosso objetivo era procurar um lugar de lazer para nos divertirmos e nos refrescarmos pois nesta época estava fazendo extremo calor. Chegando lá pagamos R$5,00 por moto para estacionarmos na "prainha". Levamos nossas roupas de banho nas mochilas mas não entramos na água -vou dizer o porque. Os banheiros estavam imundos e não existia condição de nos trocarmos neste vestiários. Além disso, no banheiro feminino as moças do nosso motoclube se depararam com uma cena muito ruim. Existiam pessoas lá dentro fazendo uso de entorpecentes. Gostaria de chamar a atenção das autoridades para que melhorassem o patrulhamento e fiscalização nesta praia artificial tão conhecida para que cenas como esta não sejam redundantes. Todo este conjunto de fatos nos levou a tomar a decisão de deixarmos a cidade e procurar outro destino. Ficou decidido de irmos visitar a gruta dos palhares na cidade de Sacramento-MG. Porém antes nós fomos almoçar em um restaurante com comida caseira na cidade de Miguelópolis mesmo. O almoço foi muito bom.













[Com destino à Sacramento-MG]

Saímos de Miguelópolis por volta de 13:00h. Gastamos em média 01:30h para chegarmos à Sacramento-MG. Na cidade, fomos direto para a Gruta dos Palhares que é muito famosa no Brasil. É um lugar muito bonito para quem busca relaxar e curtir a natureza. Além disso, no local existe um restaurante e também uma piscina onde os visitantes podem se refrescar. O valor do ingresso é de R$3,00 por pessoa. Ficamos em Sacramento mais ou menos até umas 16:00h ~ 16:30h. Depois de um dia proveitoso, retornamos para nossa cidade vivenciando mais uma ótima aventura entre amigos (clique aqui para ver a rota - apróx. 72 Km). Paramos em um posto na volta para abastecer os veículos.













[Conclusão]
Bem... mesmo com todos os contratempos e minha moto engasgando (carburador sujo) foi uma viagem legal. Espero poder viver muito ainda pra poder aproveitar tudo o que este mundão tem a nos oferecer. Grande abraço e até a próxima.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Viajando em grupo

Boa noite a todos!

[Introdução]

       Peço desculpas pelo longo período sem novos posts, mas venho hoje postar a primeira parte sobre viagens em grupo. Peço a todos que mandem sugestões, dicas e conhecimentos pessoais para que eu possa enriquecer a segunda parte!
       Como muitos sonham em pegar aquela estrada no domingo de manhã simplesmente pelo gostoso sentimento de liberdade estou fazendo esse post com algumas dicas e sinais para transformar a viagem do seu grupo mais segura.
       Os mais experientes com certeza saberão a maioria das dicas citadas aqui, mas para os novatos algumas podem ser importantes. Adquiri algumas com as viagens, outras pesquisando na internet. Se você é um amante da estrada creio que seja interessante essa leitura.

[Antes de viajar]

       Para viagens em grupo o ideal é que se conheçam os pilotos que irão participar do passeio, mas de forma alguma isso é uma desculpa para não fazer novas amizades. Conhecendo as pessoas com quem você viaja você terá uma noção da experiência, do tipo de tocada de cada um, além de tornar a comunicação mais fácil.
       Marcado o local de encontro, deve-se chegar com a moto de preferência abastecida, com os pneus devidamente calibrados, corrente esticada e lubrificada, evitando assim o atraso do passeio. Lembrando que é muito importante (leia-se obrigatório) fazer uma revisão geral na moto antes de sair de casa, para evitar sustos e até mesmo acidentes.
       Antes de partir o grupo deve combinar o trajeto que será percorrido, a velocidade de viagem, os locais de parada para esticar as pernas e abastecer as motos e também escolher um líder e um “ferrolho”.

Líder:
       Será aquele que irá manter-se a frente do grupo. Para escolha do líder os fatores decisivos devem ser o bom conhecimento da estrada e ter experiência em viagens de moto.
       As funções do líder devem ser: manter a velocidade de viagem do grupo constante (que deve ser combinada por todos antes da saída) e sinalizar para quaisquer adversidades que existirem à frente.

Ferrolho:
       Ficará com a última posição no grupo. Deve ser um motociclista experiente e que tenha uma moto com desempenho superior à média do grupo.
       O ferrolho deve manter o grupo unido, evitando que ele se separe muito dos outros membros. No caso de haver necessidade de comunicação com o líder sobre emergências ou alguma outra ocorrência deve se dirigir ao mesmo para alertá-lo. Também precisa instruir o grupo no meio da viagem sobre o correto posicionamento de cada um.

[Formação do grupo]

       O ideal é que cada motociclista fique alternado em relação ao que segue em frente. Em outras palavras, se ele segue pelo lado esquerdo da faixa, você deve seguir pelo lado direito, quem vem atrás pelo lado esquerdo e assim sucessivamente.
       Desta forma temos uma melhor visão da estrada a frente e possibilita maior facilidade de evitar um acidente no caso de uma emergência. É importante também manter uma distância segura da moto da frente.
       A chamada “fila indiana” deve ser evitada sempre que possível. Tomando como exemplo uma viagem que realizei no último final de semana para a cidade de Água Comprida – MG, em um grande trecho da estrada era necessário andar em uma única fila pois as condições do asfalto eram ruins. Nestes casos, a distância da moto da frente e a atenção devem ser redobradas.
       Ao realizar uma frenagem, de um ou dois toques rápidos no freio antes de realizar a frenagem propriamente dita, para que o companheiro que segue atrás possa ficar ciente da sua intenção de reduzir a velocidade.

[Ultrapassagens]

       As ultrapassagens deverão ser iniciadas pelo líder do grupo, em um momento em que o mesmo veja que é possível que todos ultrapassem juntos e em segurança. Para isso o líder deve sinalizar a intenção de ultrapassagem e mover-se para a pista da esquerda. O ferrolho deve acompanhar o movimento do líder. Após todos terem feito a ultrapassagem, devem voltar para suas posições originais.
       Como nem sempre haverá condições para que todos do grupo ultrapassem em conjunto, a mesma deve ser feita aos poucos, devendo o líder então esperar que o grupo esteja novamente unido para iniciar outra ultrapassagem.
       Não devem ser realizadas ultrapassagens na mesma faixa de direção que o grupo se encontra.
       O líder não deverá ser ultrapassado por outro integrante do grupo. Porém como muitos sentem uma vontade de dar uma esticada, o mesmo deve sinalizar sua intenção para o líder e logo em seguida retornar para sua posição. Pelo fato do líder ser responsável por manter a velocidade do grupo, o mesmo não poderá dar “esticadas”.
       No caso de um veículo de maior velocidade tentar realizar uma ultrapassagem no grupo, o ideal é que o grupo não se separe, mas ao primeiro sinal que o veículo pode voltar para a faixa em que seguem, deve-se abrir espaço sinalizando sempre que possível e reduzindo a velocidade de forma suave para que o mesmo se insira em meio ao grupo. Assim que o veículo terminar a ultrapassagem de todo o grupo a formação inicial e união do grupo necessita ser retomada.

[Sinais]

       Os sinais que mostrarei abaixo são os mais comuns e conhecidos pelos motociclistas mais experientes, porém nada impede que outros sinais sejam combinados com o grupo.


Perigo a Frente - Mão espalmada para cima


Chuva - Dedo indicador apontado para cima


Pare atrás de mim - Dedo indicador apontado para baixo


Olhe no seu retrovisor - Dedo polegar apontado para trás: Olhe no seu retrovisor


Polícia ou radar à frente - Dedo indicador apontado para cima fazendo círculos (Não use na frente da polícia)


Animais na pista - Quatro dedos apontados para baixo



Acenda o Farol - Dedo indicador e polegar em forma de circulo



Mantenha a fila dupla - Dedo indicador e médio em forma de “V”: (desmontar fila indiana)


Parar para abastecimento - Mão espalmada batendo no tanque


Aumente a velocidade - Mão espalmada para cima, em movimentos.



Reduza a velocidade - Mão espalmada para baixo em movimentos



Vamos parar - Mão fechada para cima

Imagens e textos retirados do site Moto Segurança.
Nesta página você também encontra várias outras dicas importantes, divididas em tópicos curtos e ilustrados.



Ultrapasse-me – Mão espalmada na vertical fazendo movimentos para frente e para trás.

Perigo na pista – Dedo indicador apontando na diagonal para baixo e para a esquerda. Utilizado se houver um buraco, animal morto, pedaços de pneu, lombadas ou qualquer outra coisa na pista. Reduza a velocidade e desvie.

Entrar a esquerda - Braço apontado para a esquerda, seguido de seta para a esquerda. Atenção, reduzir para entrar à esquerda.

Entrar a direita - Braço dobrado sobre o capacete com a mão apontando para a direita. Atenção, reduzir para entrar à direita.

Retornar ou ligar os motores – Mão apontando para cima e realizando círculos no ar. Atenção o grupo deve retornar, ou quando o grupo está parado significa acionar os motores para a partida. Fique atento para não confundir com o sinal de polícia.


[Outras dicas]

       Caso você sinta necessidade de parar em um local fora do combinado, seja porque seu combustível está acabando ou observou algo estranho em sua moto, comunique ao líder ou ao ferrolho do grupo para que o líder escolha um local seguro para todos pararem.
       Lembrando sempre que ao viajar em grupo, um momento de descuido não coloca apenas a sua segurança em risco, mas sim de todos os seus companheiros de viagem. Esteja sempre alerta para qualquer acontecimento a frente, não deixe para frear no último instante, sinalize para o grupo qualquer movimento que pretende fazer, e por último, mas nem por isso menos importante, olhe a todo momento no retrovisor!
       Caso estejam viajando a noite, apenas ligue o farol alto se estiver liderando o grupo. A luz alta no retrovisor de outros motociclistas atrapalha a concentração na estrada e pode causar acidentes. Não preciso dizer que o mesmo deve ser desligado caso esteja vindo algum veículo na via contrária ou ao se aproximar de outro veículo.


       Por enquanto é isso galera! Peço novamente que me mandem sugestões ou correções para o tópico. Meu email é kveira@motofuria.com.br.



Conteúdo baseado em experiências e material lido nos sites:
Fórum XT600
Moto Segurança
Comet Online *Necessário possuir cadastro no fórum.
Duas rodas

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

9º Encontro Internacional Ponta Porã Motorcycles

E aí galera! Tudo certo? Segundo dica do meu primo e grande amigo Douglas, venho divulgar o 9º Encontro Motorcycles de Ponta Porã - MS. Este evento é um dos maiores da américa latina e acontece todos os anos nesta cidade que faz divisa com o Paraguay. Este evento é muito bem conceituado e a organização fica por conta do Renegados M.C. de Ponta Porã.



O evento acontecerá entre os dias 11 à 13 de novembro de 2011 e contará com apresentações de várias bandas (Vilma Palma e Vampiros - Argentina, Charlie Brown Jr. - Brasil, Raimundos - Brasil) e também com diversas equipes que apresentarão shows com manobras radicais (Jorge Negretti Motocross Show, Impactto Moto Show, Cachorrão Moto Show e Cobras Moto Show).

Para saber mais, acesse o site oficial do evento clicando aqui.

Grande abraços e inúmeras aventuras para vocês meus amigos!!

At.te:

Marcio Rockfeller

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Nós fomos - 10º 100 Destino Motofest - Araxá

Buenas galera? Estou aqui agora para relatar a viagem que fizemos dia 10 de setembro de Uberaba-MG à Araxá-MG retornando para Uberaba no dia 11 de setembro de 2011. Araxá fica a 110km de Uberaba e nós fomos para o evento realizado pelo Moto Clube 100 Destino. (Clique aqui para ver a rota).

Nesta viagem estavam presentes os amigos: Matheus Bola, Stephania Manzan, Rodrigo Kveira, Danielle Miranda, Glair Guido e Marcio Rockfeller. Nós fomos em um grupo de 4 motos (Matheus e Stephania [Drag Star 650], Rodrigo e Danielle [Comet GTR 250], Glair [Ybr Factor 125] e Marcio [Cbx 200 Strada]). A velocidade de cruzeiro ficou entre 80 ~ 100 km/h.

A rodovia neste trecho não está das melhores com muitas variações/ondulações na pista.

O evento foi muito bom, contou com muitas atrações legais... Como eu demorei muito pra digitar este post (05/02/2012), não vou escrever com muitos detalhes desta vez (porque não me lembro)... Abaixo seguem fotos e vídeos para que tirem suas próprias conclusões.

[Fotos]

Tenda do MotoFúria M.C.


Nossa bandeira


Yamaha V-Max 1200


Kawasaki - Z1000


BMW R1200-GS


Kasinski Mirage Power 650


Preparando para retornar


Retornando de Araxá-MG sentido Uberaba-MG


Kveira e Dani...


...Dani pilotando...


...eu na garupa do Kveira


[Vídeos]






[Créditos]
Fotos/Vídeos: Bola, Stephania, Dani.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Aniversário 2 anos - Motoclube Sant'Ana

Hayo! Meus amigos! Hoje venho aqui para comentar da ótima festa que participamos no 2º aniversário do Motoclube Sant'Ana. Na moralzinha, os integrantes do Sant'Ana M.C. são ótimas pessoas, das mais humildes e grandes amigos do pessoal do Moto Fúria M.C.! Gostaria de agradecê-los por nos convidar para fazermos parte dessa data tão importante e pelo companheirismo e amizade dedicados a nós e todos que os rodeiam.

O aniversário deles ocorreu no feriado de 7 de setembro de 2011. Muitos amigos reunidos, muito rock n roll e ainda contamos com a apresentação da ótima banda Formiga Atômica - muito conceituada na cidade e região. O pessoal da banda colocou a galera pra dançar ao som do rock n' roll clássico e rockabilly's frenéticos.

Abaixo seguem fotos da festança. Esse é o espírito do motociclismo, união e companheirismo sempre! Grande abraço para todos!

Na porta do Zeca's Feira Motor Bar


Galera do Santana M.C.


Confraternização de amigos


Confraternização de amigos²


Banda Formiga Atômica com participação de Marcio Rockfeller (eu) na guitarra.


Banda Formiga Atômica (Ps: Faltou o Miller)


Guilherme e Penelope foram dar uma voltinha na V-Strom do Giginho.


Aproveitei para tirar uma foto nessa raridade - CB750 Four - Moto do René


Nosso amigo Luiz Lapaiva - CB750 Four


Vídeo comemorativo