quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Pequenas, mas agressivas!!!

Bom dia galera do mal!!

Uma categoria de motos que cresceu muito no mercado nacional foram as esportivas de 250 cc - para quem gosta do estilo a partir de R$ 15100,00 (quinze mil e cem reais) você já pode brincar com uma máquina dessas.

Mas porque uma esportiva de 250cc? Bom... Apesar de não ser meu estilo elas possuem um visual que realmente chama a atenção de todos - desde pessoas que entendem do assunto a pessoas leigas - e no exterior (EUA e Europa) - essas motos fazem sucesso. A legislação de trânsito não permite que uma pessoa que acaba de adquirir habilitação pilote uma moto de grande cilindrada. Então as montadoras, para não fazerem os fãs de motos esportivas esperarem, criaram as pequenas esportivas.
Mas não se engane... Apesar da "baixa cilindrada" o motor grita alto, pois geralmente são motores com 2 cilindros, alta rotação e muita tecnologia.

Já ouvi muitos comentários: "-Ahhh... deve andar igual CBX Twister e Fazer" ou "-Ridículo, esportiva de 250cc!" e por aí vai... Comentários sem sentido e feitos por "entendedores" do assunto... Mas bem, vamos ao que interessa.

A pioneira foi a Kasinski com a Comet GT250R, seguida pela Kawasaki com a Ninja 250R - vulgo "Ninjinha".

[Comet GT250R]

A GT250R é uma moto da Kasinski e para quem não conhece, a Kasinski é uma marca de peso no exterior, concorrendo de frente com as grandes marcas. Empresa Coreana que usa em suas motos tecnologia Suzuki, a 10 anos no mercado brasileiro.
Quem olha a GT250R logo já fala "-Que moto agressiva, deve ter umas 600cc.". Realmente a esportividade da GT250R está na cara - moto de pista, moto grande e agressiva - perceptível desde sua primeira versão.

Comet GT250R
Comet GT250R


Sua esportividade está no sangue e na sua fabricação, pois ela conta com disco duplo no freio dianteiro, suspensão invertida, disco traseiro, painel com velocímetro digital e sem contar o belíssimo motor de dois cílindros dispostos em V.
Na nova versão EFI, além dos itens acima relacionados, a nova versão conta com uma traseira totalmente reestilizada além de farol traseiro de leds e injeção eletrônica - ajustes de altura e posição de pedais e manetes, tudo o que uma grande esportiva oferece.


Comet GT250R EFI
Comet GT250R EFI


Segue abaixo ficha tecnica da Comet GT250R EFI:

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

DIMENSÕES E PESO


* Comprimento Total 2.095 mm
* Largura Total 720 mm
* Altura Total 1.135 mm
* Distância entre eixos 1.430 mm
* Distância livre do solo 155 mm
* Peso a seco 173 kg

MOTOR

* Tipo DOHC, 4 tempos, 2 cilíndros em "V"
* Refrigeração Arrefecimento a ar e óleo
* Capacidade volumétrica 249 cm³
* Diâmetro do cilindro 57 mm
* Curso do cilindro 48,8 mm
* Alimentação Injeção eletrônica
* Potência Nominal 29,2 cv / 10.500 rpm
* Potência Máxima 32,1 cv / 10.000 rpm
* Torque Máximo 2,31 kgf.m a 8.000 rpm
* Lubrificação Bomba de óleo

TRANSMISSÃO

* Câmbio 5 velocidades
* Transmissão final Corrente
* Partida / Tipo de ignição Elétrica / ECU
* Embreagem Multidiscos banhados em óleo
* Acionamento da embreagem Manual
* Bateria 12 V / 12 Ah

ESTRUTURA / CHASSI

* Freio Dianteiro Hidráulico a disco (duplo)
* Freio Traseiro Hidráulico a disco
* Pneu Dianteiro 110/70 - 17 54 H
* Pneu Traseiro 130/70 - 17 62 H
* Suspensão Dianteira Telescópica invertida (U.D.F)
* Suspensão Traseira Balança monochoque ajustável

CAPACIDADES

* Capacidade do tanque de combustível 17 litros – gasolina
* Óleo do motor sem troca de filtro (ml) 1.450
* Óleo do motor com troca de filtro (ml) 1.500
* Óleo do motor, primeiro enchimento (ml) 1.800
* Óleo da suspensão dianteira (cm³) 400


[Ninja 250r]

Com o lançamento da GT250R, a kawasaki nem pensou duas vezes e entrou na briga, com a Ninja 250R, moto que já nasceu com um nome a ser zelado.
Mesmo com o nome tradicional entre as esportivas, a ninjinha não carrega tanta esportividade quanto as irmãs maiores e nem tanta quanto a concorrente, que visualmente é muito mais agressiva. Olhando à primeira vista, realmente não temos duvida, é uma Ninja! Ainda mais se estiver com o verde limão, cor registrada da marca.

Ninja 250R
Ninja 250R


Equipada com um propulsor em linha, a Ninjinha, conta com apenas um disco de freio dianteiro, posição de pilotagen mais reta, um eficiente mono-amortecedor traseiro a gás, painel analógico(item que deixa com um ar meio antiquado), e a falta de alguns itens como: Suspensão dianteira invertida, ajustes de manetes e pedais, alguns itens que na minha modesta opinião deixam a Ninjinha um passo atrás da concorrente.
Mas nas pistas veremos que não é bem assim, a diferença vai ter que ser tirada no braço.

Abaixo segue ficha técnica da Ninja 250R:

Motor

*Tipo de motor: 4 tempos, 2 cilindros paralelos, refrigeração líquida

*Cilindrada: 249 cm³

*Diâmetro x curso: 62.0 x 41.2 mm

*Razão de compressão: 11.6:1

*Sistema de válvulas:DOHC, 8 válvulas

*Sistema de injecção

*Injecção de combustível: ø28 mm x 2 (Keihin)

*Ignição: Digital

*Arranque: Eléctrico

*Lubrificação: Lubrificação forçada, cárter húmido


Suspensão

*Suspensão dianteira: Forquilha telescópica de 37 mm.

*Suspensão traseira: Uni-Trak com amortecedor de gás, ajustável em 5 modos com pré-carga.

Freios

*Freio dianteiro: Disco em forma de pétala de 290 mm e maxilas de pistão duplo.

*Freio traseiro: Disco de 220 mm em forma de pétala e maxila de pistão duplo.

Dimensões

*Dimensões CxLxA: 2,085 mm x 715 mm x 1,115 mm

*Distância entre eixos: 1,400 mm

*Distância ao solo: 135 mm

*Altura do assento: 790 mm

*Capacidade do tanque de combustível: 17 litros

*Peso em ordem de marcha: 169 kg

Perfomance

*Potência máxima: 24 kW {33 PS} / 11,000 rpm

*Torque máximo: 22 N·m {2.24 kgf·m} / 8,200 rpm




[Sundown]

Até a Sundown quer entrar na briga, e para isso, apresentou a sua VJF 250 Fi4 no salão Duas Rodas em 2009. Ainda não foram divulgados dados técnicos, mas sabe-se que ela terá um propulsor de 250cc e injeção eletrônica.


VJF 250 Fi4
VJF 250 Fi4




[Boatos]

Especulações na internet dizem que as grandes, Honda e Yamaha, também querem competir no mercado de esportivas de 250cc, a Honda com a CBR 250 RR e a Yamaha com a R4. Bom ainda não consegui identificar o que é real e o que é boato. Segue abaixo supostas fotos ou fotos montagens da R4 e da CBR 250RR.


R4
R4



CBR 250RR
CBR 250RR


[Curiosidade]

Bom para quem não sabe a Kawasaki organiza um campeonato, chamado Copa Ninja, para pilotos profissionais e amadores, onde as motos são as Ninjas 250R. Maiores Informações.


Bom galera, por fim é isso e espero que tenham gostado, qualquer dúvida, sugestão ou crítica comentem por favor.

Abraços e até a próxima.

2 comentários:

  1. Parabés Matheus!! Ótima matéria. Continue assim. Essas informações foram muito preciosas!

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  2. show. se a yamaha realmente lancar vai ser a melhor das todas 250cc.

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