domingo, 30 de maio de 2010

CB 300R X Nova Fazer 250 X Comet GT 250 EFI

[Introdução]

Bom dia pessoal...

Muitos motociclistas se iniciam no mundo das duas rodas com uma moto mais básica, de menor cilindrada (geralmente uma 125cc ou 150cc). Mas chega um momento em que todos procuram um "q" a mais... Geralmente o próximo passo é trocar por uma motocicleta de maior porte, com mais atrativos (geralmente entre 250cc - 400cc). Pensando nisso apresento a vocês as concorrentes atuais no segmento 250cc - 300cc, cada qual com suas vantagens. São motos que servem tanto para uso urbano quanto para quem pretende viajar nos fins de semana aproveitando a praticidade e economia no uso urbano e poder sentir a emoção de acelerar uma moto mais potente nas rodovias...

Vamos abordar as características de 3 motos street naked de média cilindrada que são:

> Honda CB300 R;
> Kasinski Comet GT 250 EFI;
> Yamaha Fazer 250 (Nova Fazer).

Nota: A Honda CB300R é encontrada na versão standard e versão ABS combined. A Kasinski Comet possui versões Naked (GT) e carenada (GTR).

[Painel]
Todos os modelos apresentados apresentam painel misto com conta-giros analógico e demais funcionalidades em mostrador digital.

CB 300 R: Contém marcador de combustível, velocímetro digital, contagiros analógico, relógio, hodômetro total e parcial, luzes espia para os piscas, farol alto, neutro e ABS (versão com ABS).

Painel CB300R
Painel CB300 R


Comet GT Efi: Conta com conta-giros de leitura analógica e um conjunto de velocímetro, marcador de combustível, hodômetros e luzes espia num mostrador de cristal líquido (fundo azul).

Painel Comet Efi
Painel Comet Efi


Fazer: Painel digital - velocímetro, hodômetro total e dois parciais (trip1 e trip2), mais hodômetro do combustível (f-trip), marcador do nível de combustível digital e relógio. Luzes espias - contagiros análogo.

Painel Nova Fazer


[Design/Características]

Bem... Acho o visual das 3 motos muito bacana... Creio que grande parte do público concorda, outros não... Mas gosto é subjetivo... Vou destacar algumas caracteristicas de cada uma. Todas as 3 motos apresentam partida elétrica.

CB 300 R: Popularmente chamada de "mini-hornet" a Honda se deu bem em apostar em design e fazer a CB300R baseada no design da sua irmã maior tetracilíndrica CB600F Hornet... podemos dizer que das três apresentada o design da CB300R é o que mais agradou o público... porém... "quem vê cara não vê coração" e ao longo da matéria irão descobrir o porque analisando os números... Possui rodas de liga leve aro 17" na cor preta, estilo raiado (que lembra o das antigas CB's). Calça pneus Pirelli Sport Demon (na Twister eram da linha MT) com especificação 110/70 – 17M/C (54H) (Dianteiro) e 140/70 – 17M/C (66H) (Traseiro) o que dá um "ar" mais robusto à moto. Dimensões da moto: 2.085 x 745 x 1.040 mm (Comprimento x largura x altura) e peso seco de 143 kg (148kg na versão ABS). Possui um tanque de 18 litros (capacidade razoàvel) o que pode garantir que percorram boas distâncias. O câmbio é de 5 velocidades e a transmissão é feita por corrente. Disponível nas cores: Vermelha, Prata, Preta e Dourada.

Visão Lateral - CB300R
Visão Lateral - CB300R


Traseira - CB300R
Traseira - CB300R


Comet GT Efi: A Comet tem porte de uma moto maior... Quem a vê e é leigo no assunto logo pensa que é uma moto de alta cilindrada... Podemos dizer que visualmente a Comet é uma 600cc... A sua irmã carenada (Comet GTR) faz mais sucesso por aqui e tem um visual muito bonito que realmente chama a atenção por onde passa.
Não sei se já notaram mas o quadro desta moto é muito semelhante (senão o mesmo) ao da Suzuki GS500 (tal semelhança se dá porque o projeto da Comet foi realizado de uma parceria da Hyosung/Suzuki). No modelo 2010 a traseira da Comet foi totalmente reestilizada, com novas carenagens laterais, novo design de alça de apoio do passageiro, novo design de assento e nova lanterna com LEDs, além de novos grafismos e emblemas. Possui rodas de liga leve aro 17" na cor preta. Calça pneus Pirelli Sport Demon com especificação 110/70 - 17 54H (Dianteiro) e 130/70 - 17 69H (Traseiro). Dimensões da moto: 2.095 x 780 x 1.125 mm (Comprimento x largura x altura) e peso seco de 160 kg. Possui um tanque de 17 litros (o que é uma boa capacidade). O câmbio é de 5 velocidades e a transmissão é feita por corrente. Disponível nas cores: Vermelha e Preta.


Visão Lateral - Comet GT Efi
Visão Lateral - Comet GT Efi


Traseira - Comet Efi
Traseira - Comet Efi


Fazer: Bem... a Yamaha demorou mas reestilizou a Fazer. Agradou alguns e desagradou outros... Creio que a grande decepção do público foi terem retirado as setas traseiras de dentro da carenagem... porém pelo visto, isso foi necessário para afunilarem a "rabeta" da Fazer... Particularmente achei essa Fazer bem bonita... além de melhorias em relação à versão anterior... A Yamaha tal qual a honda entendeu que as pessoas que não têm acesso à uma moto de alta cilindrada, pelo menos querem ter uma moto inspiradas nessas outras... pensando nisso, inspiraram-se na então recém-lançada nacionalmente Yamaha XJ6-N. O painel e o farol lembram muito a irmã maior XJ6-N. A traseira recebeu uma rabeta ascendente e abriga uma lanterna em LED e nova alça para a garupa. O desenho lembra as rabetas dos modelos esportivos da Yamaha. A moto recebeu novas abas laterais no tanque, novo grafismo e novos modelos de rodas. As rodas são de liga leve aro 17" na cor preta semelhantes às da CB300R (modelo raios duplos). Calça pneus Pirelli Sport Demon com especificação 100/80 17 M/C 52S (Dianteiro) e 130/70 17 M/C 62S (Traseiro). Dimensões da moto: 2.065 x 745 x 1.065 mm (Comprimento x largura x altura - Entre as três é a de menor porte) e peso seco de 137 Kg. Possui um tanque de 19,2 litros (o que é uma ótima capacidade) e garante uma boa autonomia. O câmbio é de 5 velocidades e a transmissão é feita por corrente. Disponível nas cores: Vermelha, Preta e Roxa.

Visão Lateral - Fazer IE
Visão Lateral - Fazer IE


Traseira - Fazer IE
Traseira - Fazer IE


[Sistema de Iluminação]

CB300R: Possui farol triangular (tendência mundial?) semelhante ao da nova Honda CB600F Hornet. A lâmpada é de potência 55/60W. As setas são as mesmas utilizadas na antiga CBX 250 Twister. A lanterna traseira é afunilada.

Farol - CB300R
Farol - CB300R


Lanterna Traseira - CB300R
Lanterna Traseira - CB300R


Comet GT Efi: O farol da Comet segue a linha "retrô" no formato redondo e aro em alumínio. A lâmpada senão me engano é 55/60W. Possui uma pequena bolha acima do farol. A iluminação da lanterna traseira fica por conta de leds. As setas tem o espelho transparente.

Farol - Comet Efi
Farol - Comet Efi


Lanterna Traseira - Comet Efi
Lanterna Traseira - Comet Efi


Fazer: Possui farol confeccionado em policarbonato com formato triangular semelhante ao da Yamaha XJ6-N. Agora conta com uma lâmpada mais potente de 55/60W. As setas são simples e as setas traseiras foram retiradas de "dentro" da carenagem. A nova lanterna traseira é de led's e apresenta um design triangular.

Farol - Fazer IE
Farol - Fazer IE


Lanterna Traseira - Fazer IE
Lanterna Traseira - Fazer IE


[Propulsor]

CB300R: A Honda não mudou a fórmula... A estrutura do motor da CB300R segue a mesma linha do motor da CBX 250 Twister. O motor possui comando de válvulas DOHC (duplo comando de válvulas), é do tipo monocilíndrico, 4 tempos, arrefecido a ar. Aumentaram o diâmetro do pistão de 249cm³ para 291,6 cm³. Atualizaram o sistema de alimentação mudando para injeção eletrônica de combustível (PGM-FI) que proporciona uma distribuição de potência mais linear e mais economia de combustível. Esta moto atinge potência de 26,53 cv a 7.500 rpm e toque máximo de 2,81 kgf.m a 6.000 rpm.

Motor - CB300R
Motor - CB300R


Comet GT Efi: A Comet é a única bi-cilíndrica das concorrentes apresentadas. O motor 250cc/4 tempos tem dois cabeçotes em "V", comando DOHC (duplo comando de válvulas) com quatro válvulas por cilíndro e alimentação por injeção eletrônica de combustível (closed loop). A refrigeração fica por conta do conjunto ar/óleo. Atinge potência máxima de 32,1 cv à 10.000 rpm e torque de 2,31 kgf.m a 8.000 rpm. O motor possui capacidade de óleo de 1.500 ml com troca do filtro.

Motor - Comet Efi
Motor - Comet Efi



Fazer: O motor 250cc/4 tempos monocilíndrico pioneiro no país por seu sistema de alimentação de injeção eletrônica continua o mesmo. Um motor bom e confiável que possui uma potência relativamente boa. O comando de válvulas é OHC (Over Head Cams - um comando de válvulas [2 válvulas]), refrigerado a ar com radiador óleo. Esta moto atinge 21 cv a 8.000 rpm e torque de 2,1 kgf.m a 6.500 rpm.

Motor - Fazer IE
Motor - Fazer IE


[Sistema de Freios]

CB300R:O sistema de freios adotado na CB300R é o mesmo da CBX Twister. Freio à disco na dianteira (276mm) acionado hidraulicamente e tambor (130mm) na traseira. Depois de muitas reclamações por parte do público a honda lançou a CB300R com freios ABS combined [240mm] (disco na dianteira/traseira com sistema inteligente ABS). Mas ter a versão ABS é preciso desembolsar alguns "K"'s a mais.

Freio Dianteiro - CB300R


Freio Dianteiro ABS - CB300R


Freio Traseiro Tambor - CB300R


Freio Traseiro ABS - CB300R


Comet GT Efi:A Comet já vem de série com freio dianteiro e traseiro à disco com acionamento hidraúlico por impulsão à óleo. Este tipo de freio é muito eficiente tornando as frenagens mais rápidas em menor espaço de tempo. Nota: achei interessante e útil que cada um dos freios ficam de lados distintos na moto (freio traseiro na direita e dianteiro na esquerda).

Freio Dianteiro - Comet Efi


Freio Traseiro - Comet Efi


Fazer: A nova Fazer conta com, além do freio à disco dianteiro (282 mm) que já vinha de série, agora com freio à disco traseiro (220 mm) de série. Este novo freio chamou a atenção de muitas pessoas e deve pesar na hora da decisão da compra.

Freio Dianteiro - Fazer


Freio Traseiro - Fazer


[Suspensão]

CB300R: A suspensão traseira segue a receita de muitas outras motos da marca, do tipo mono-amortecida pró-link. É um bom tipo de suspensão e absorve muito bem os impactos. Já a suspensão dianteira é do mesmo tipo da CBX Twister (garfo telescópico).

Comet GT Efi: A suspensão traseira da Comet é mono-amortecida. O diferencial está na suspensão invertida na dianteira do tipo upside-down. Dizem que este tipo de suspensão absove melhor os impactos e irregularidades do solo.

Fazer:A suspensão traseira da Fazer é mono-amortecida com rolete. Foi corrigida uma possível falha que originou um recall na suspensão traseira das Fazer's anteriores. A suspensão dianteira é a mesma (garfo telescópico).

[Comparativo - Ficha técnica]

Comparativo Técnico


[Conclusão]

Bem espero que tenham tirado algum proveito das informações aqui prestadas. Todas as 3 são ótimas motos e creio que irão agradar uma grande gama de consumidores. Segue o preço sugerido no site do fabricante de cada uma delas:

* Nenhum dos valores inclui frete e seguro.

CB300R: R$ 11.490,00 (Standard) e R$ 13.900,00 (C-ABS)
Comet GT Efi: R$11.700,00
Fazer: R$ 10.950,00

[Fontes]

Honda Motos
Yamaha Motos
Kasinski Motos
Google Web/Images


quinta-feira, 27 de maio de 2010

Lançamento - Kawasaki Versys 2010 no Brasil



Bom dia pessoal... É... parece que a Kawasaki do Brasil veio pra ficar mesmo e dar dor de cabeça aos concorrentes... Vamos dizer que a Kawa está quebrando a "hegemonia" Honda/Yamaha/Suzuki aqui...



Está previsto para junho de 2010 o lançamento deste modelo aqui no Brasil, que tenho grande convicção, vai agradar muita gente e dar dor de cabeça aos concorrentes...

No estilo dual purpose, vem para concorrer diretamente com motos como a Suzuki V-Strom 650 e indiretamente com motos tais como a Yamaha XT660R(Apesar de estilos serem diferentes, valores diferentes e motores diferentes [monocilíndrico na XT]).



A Versys possui o mesmo motor bicilíndrico em linha da Kawa ER6-N que já está fazendo sucesso aqui no Brasil. Nesta moto este motor gera 64 cv de potência máxima a 8.000 rpm (enquanto na ER6-N gera 72cv a 8.500 rpm). Possui torque eficiente: 6,2 kgfm a 6.800 rpm.

Alguns atrativos desta moto são: suspensão dianteira invertida, bolha com ajuste em três posições, freios à disco duplo na dianteira e simples na traseira (com opção de adquirí-la com ABS), novo conjunto óptico (mais bonito moderno e eficiente), suspensão traseira montada lateralmente e escapamento centralizado com saída por baixo do motor para gerir melhor o centro gravitacional da moto.



Preços sugeridos: R$ 33.990 na versão básica;
R$ 37.390 com ABS.

Segue ficha técnica da moto:



Fontes:
Bol
Kawasaki Portugal

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Nós fomos - Barretos Motorcycles 2010

E aí galera radical! Tudo em paz?

Vou relatar aqui a viagem de Uberaba-MG à Barretos-SP que fizemos dia 01/05/2010 (O evento ocorreu entre os dias 30/04/2010 e 02/05/2010). Na ocasião acontecia o grande encontro de motocicletas "Barretos Motorcycles 2010". Quem não foi perdeu...

Nesta viagem estavam: o Matheus, Cuia, Rodrigo, Renato (nos conhecemos no posto enquanto aguardávamos que todos se reunissem para partir em viagem) e Eu. Combinamos a rota antecipadamente, passando por Planura (clique aqui para ver a rota). A distância por esta rota de Uberaba até Barretos é de 167km.

galera
Renato, Cuia, Matheus e Rodrigo


Cuia, Matheus, Rodrigo e Eu


Depois da galera reunida, saímos deste posto por volta das 08:00. Na rodovia encontramos muitas motos indo pro mesmo destino que o nosso. Nossa velocidade de cruzeiro ficou em torno de 100 km/h. Chegamos em Barretos por volta das 10:00 hrs.
Deu tempo de chegar e acompanhar a passeata das motos pelas ruas da cidade. Na oportunidade fiz um vídeo que você pode conferir abaixo:



Depois deste passeio nos encontramos com o Bruno Bisa, que está morando em São José do Rio Preto. Ele se encontrou conosco na rodoviária de Barretos. Depois de um lanche rápido na casa dos parentes do Matheus (hehehe) voltamos para o evento. Lá na entrada estava lotado... Tinha muita gente. Pagamos R$20,00 a entrada (com direito de entrar com a moto). Dentro do parque existia área de camping (não sei informar os valores).

Entrada do evento


Bruno Bisa e Eu


Rodrigo e Cuia


Bruno Bisa e Matheus


O evento foi muito interessante... Tinha motos para todos os gostos... Tinha alguns estandes, muitas mulheres bonitas e apresentações diversas. Logo abaixo posto algumas fotos para vocês.

Amazonas 1.6


Suzuki B-King


Honda CB300 R


BMW R1150


Honda CB 1300 SuperFour


Honda CB500


Honda CBR Fireblade x Yamaha R1 x Suzuki Srad 1000


Honda CBR 1100 XX SuperBlackBird


Honda CBX 750Four "7 Galo"


Chopper Customizada



Honda CBX 1100 6 cilindros


Gsx Srad's 1000


Ducati Monster


Harley Davidson Electra Glide Ultra Classic


Harley Davidson V-Rod


Honda CB600 F Hornet - "Honda Racing"


Harley Davidson SportSter Nightster


Pequena Moto -Creio que de fabricação própria


Mini Motos


Um cara roletando de mini-moto


Kasinski Comet 250 GTR EFI


Suzuki GSX 650F


Kawasaki Z750


Yamaha MT03


Pequena Moto² - Creio que fabricação própria


Honda Shadow 600 - Detalhe para o taco de baseball


Honda Shadow 600 Customizada


Pro Tork - Camionete Limousine


Pro Tork - F12000


Yamaha XT660 R


Triciclo - "Tank de Guerra"


Yamaha TDM900


Suzuki GSX-R 1000


Obs: Não vi nenhuma Nova Fazer 250 - 2011.

Saímos do evento por volta das 16:45. Fomos até um posto de gasolina próximo onde fizemos um lanche e abastecemos as motos. O Bruno Bisa acompanhou a gente de volta a Uberaba-MG. Chegamos em Uberaba por volta das 18:20 senão me engano. Foi uma viagem muito proveitosa. Uma grande satisfação poder viajar com os amigos e curtirmos juntos essa paixão por motocicletas.

Abraço a todos e até a próxima!