domingo, 28 de março de 2010

Aprilia RS250 – A pequena grande moto

[Apresentação]

Neste post apresento a vocês a RS 250 da Aprilia, fabricante de motos italiana, que é um projeto baseado em motos de corrida.


[Projeto]

A RS 250 foi projetada para pistas, vencendo o campeonato mundial em 1994, 1995, 1996, e 1998. A partir deste projeto foi criado o modelo para as ruas, para alegria dos fãs de motos de corrida. A versão de pistas possui 100 cavalos e pesa apenas 90kg.
A versão de rua passou por algumas modificações para ser liberada para comercialização. Entre estas alterações se enquadram a redução da potência em nome da maior durabilidade, luzes, espelhos retrovisores, escapamento mais silencioso, discos de freio de aço e alguns outros pequenos detalhes. A RS 250 projetada para comercialização possui 70 cv de potência e 140kg de peso seco.



[Motor Endiabrado]

Com 249,2 cm3 atinge potência de 70 cavalos. Trata-se de um V2 (90º graus) – 2 Tempos, que acelera de 0 – 100 km/h em 3,8 segundos. Atinge este patamar pelo baixo peso (140 quilos a seco) e projeto da motocicleta. Se fizermos o cálculo para relação peso/potência [Peso / Potência] encontraremos 2kg/cv (dois quilos a serem “arrastados” para cada cavalo de força). Com um piloto de 80 kg, esta relação passa a ser 3,14 kg/cv (Pare para refletir, uma força absurda...). O câmbio é de 6 marchas e a moto atinge velocidade final de 208 km/h.


[Ciclística/Pilotagem/Detalhes]

Não só o motor e a potência desta incrível moto são bons. A ciclistica é perfeita (seguindo o estilo das motos de corrida) e a pilotagem se torna muito radical e divertida. A moto utiliza pneus Pirelli Dragon. A RS 250 possui apenas 1,36 metro de distância entre eixos. A posição de pilotagem te convida a acelerar. O tanque de gasolina de plástico comporta 19,5 litros e tem curvas para encaixar os joelhos, além de um rebaixo perto do bocal para o piloto apoiar o queixo e esconder a cabeça por trás da pequena carenagem. O quadro é todo de alumínio e o tanque de plástico de alta resistência.


[Off]

Bem pessoal. É isto... Uma moto para atiçar os sonhos de muitos brasileiros. Porém, tudo têm um preço e para realidade do nosso país, esta tem um preço meio que salgado... Por ser um produto importado, o mesmo vem atribuído de muitas tributações pesadas. É possível encontrar RS’s usadas (1999, 2000) na faixa de R$18.000,00. Bem... pra quem se aventurar a pagar, não irá se decepcionar. Já vi boatos na net tais como “Esta moto come CB 500/GS 500 com farofa no café da manhã...”. Fica a dica. Se quer uma moto esportiva, próxima as de corrida, vá de RS 250. Vou postar alguns vídeos onde a pequena RS 250 desafia motos esportivas relativamente maiores. Concorrente? Encontrei uma, a Suzuki RGV250.

[Vídeos]




[Fontes:]
AutoEsporte
Google
YouTube
Wikipédia

4 comentários:

  1. Para CB 500 e adjacencias, sobra só a poeira!

    ResponderExcluir
  2. olá!
    mas iai cara como eu compro essa máquina ?
    a 125cc achei legal

    ResponderExcluir
  3. Bem... dá uma pesquisada no WebMotors (www.webmotors.com.br) e sites do gênero... Vai ser díficil achar uma pra vender aqui, mas eu já encontrei...Porém o valor é meio salgado. Abraços. Vlw por comentar.

    ResponderExcluir